Acessibilidade para Avaliação do desempenho escolar na perspectiva da Educação Inclusiva (2023….)
Acessibilidade para Avaliação do desempenho escolar na perspectiva da Educação Inclusiva
Coordenador: Profª Drª Suzanli Estef
Financiamento: FAPERJ (Bolsa de Iniciação Cientifica)
O projeto insere-se na temática dos estudos sobre os processos de avaliação do desempenho escolar de estudantes Público-alvo da Educação Especial. Tem como objetivo desenvolver um programa de formação docente para atuação com acessibilidade na avaliação no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes, a partir do PAA – Planejamento de Acessibilidade na Avaliação. A intenção é colaborar com a perspectiva da inclusão escolar por meio do desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas que favoreçam esse processo a este público.
A pesquisa será desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, nos pressupostos da pesquisa ação em todas as fases propostas no estudo. A opção por essa linha de investigação justifica-se pela intenção de propor uma formação para além da descrição de atividades de avaliação, permitindo que este docente seja capaz de contextualizar uma prática individualizada conforme as especificidades desse alunado. Sendo assim, objetiva-se colaborar com a sistematização de ações dialógicas para favorecer a inclusão escolar.