Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e as demandas atuais (2020…)
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e as demandas atuais (2020…)
Coordenação: Profª Drª Flávia Barbosa Dutra
Financiamento: UERJ (Bolsa de Iniciação Científica)
Esse projeto consiste em um estudo longitudinal e compreende uma pesquisa no campo sócio educacional com o objetivo de investigar como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebe e atende os alunos com deficiências ou necessidades educacionais especiais advindos do ingresso por cotas ou por ampla concorrência para o ensino superior, bem como observar as nuances do convívio que permeiam sua trajetória acadêmica. As tentativas em atender a diversidade de alunos nem sempre culminam em sucesso, de modo que sejam garantidos o acesso e a permanência com qualidade à educação. Nesse caso, fica evidenciada a necessidade de uma reforma de caráter geral, que pense nas estratégias para o ensino dos diferentes estudantes como parte integrante de um processo mais vasto de aperfeiçoamento na educação. Questionamos então se as pessoas com deficiências que frequentam a Universidade do Estado do Rio de Janeiro encontram barreiras estruturais, atitudinais e comunicacionais que comprometem sua verdadeira inclusão social, bem como, o pleno desenvolvimento de sua vida acadêmica.
Desse modo, nossos objetivos são: a) fazer o levantamento do número de alunos com deficiências que ingressam nesta instituição de ensino, bem como de seus cursos e suas deficiências nos diferentes Campus da Universidade; b) acompanhar nesses dois anos o número de alunos com deficiências que concluem o curso; c) investigar quais são os anseios desse público que ingressa na UERJ e como a mesma tem se organizado para estas demandas. Isto posto, vislumbramos uma trajetória mais adequada e exequível tanto para esses estudantes, quanto para seus professores, além de todos os envolvidos no processo educacional.