Literatura Infantil, Diversidade e Inclusão Escolar (2018…)
Literatura Infantil, Diversidade e Inclusão Escolar (2018…)
Coordenação: Profª Drª Flávia Barbosa Dutra
Financiamento: UERJ (Bolsa de Iniciação Científica)
A Literatura Infantil vem se consolidando, ao longo dos anos, num instrumento eficaz de formação da criança, reafirmando-se como cenário democrático de personagens e linguagens diferentes, espaço de abordagens inusitadas dos aspectos do cotidiano, lugar de vivenciar experiência variadas. Considerando essas particularidades da expressão literária, entendemos como extremamente produtivo a utilização da literatura infantil como metodologia para o trabalho de fomento à educação inclusiva. Afinal, a presença de estudantes com deficiência na escola é uma realidade e um quadro que aumenta a cada ano. Pensando nesses aspectos, a presente pesquisa, tem como foco a formação de docentes e discentes na área de inclusão de pessoas com deficiência através de contação de história, estudos, palestras e discussões sobre o tema, aplicados ao cotidiano referente às escolas participantes, de forma a atender as especificidades de cada realidade. É necessário que busquemos alternativas imediatas para investir na formação humana para a diversidade, que ainda é muito incipiente nas escolas, principalmente no que se refere ao contexto do currículo escolar. Desta forma, acreditamos que o presente projeto seja de grande valor para a ampliação da temática nos projetos pedagógicos das escolas, trazendo um pouco mais de conteúdo, de forma lúdica e também através de estudos e pesquisas, proporcionando, assim, uma reflexão na prática pedagógica, para que a inclusão e a educação na diversidade se efetive, de fato, no ambiente educacional.