Nossa Equipe
Rosana Glat | Coordenadora do grupo
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) e no Curso de Pedagogia a distância. Pesquisadora 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPEJ. Assessora da Diretoria Científica da FAPERJ para as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística/Letras/ Artes, e membro da Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ. Diretora Acadêmica da Faculdade APAE Brasil – Dr. Eduardo Barbosa da Federação Nacional das APAEs. Entre outros cargos e funções acadêmicas, foi Diretora da Faculdade de Educação da UERJ, Coordenadora e Vice-coordenadora do ProPEd-UERJ, e Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE).


Suzanli Estef da Silva – Vice coordenadora do grupo
Professora adjunta da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDU/UERJ). Chefe do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada (DEIC/UERJ), na mesma Universidade. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) e do Programa de Pós Graduação em Mestrado profissional (PROFEI/UEM). Coordenadora do grupo de pesquisa LUPAA – Laboratório Universal de Planejamento em Acessibilidade na Avaliação. Procientista UERJ. Instagram: @lupaa.uerj
Marcia Marin – Pesquisadora Associada
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Educação Inclusiva e Continuada (DEIC), atuando no Curso de Pedagogia e de outras Licenciaturas. Professora Titular do Colégio Pedro II, aposentada, com experiência na educação básica, participação em processos de implantação de serviços e propostas referentes à inclusão escolar e práticas pedagógicas para acessibilidade curricular. Professora Assistente no Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues Silveira – CAp-UERJ, no Departamento de Ensino Fundamental (2007-2012). Graduação em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial, ênfase na área de deficiência intelectual (UERJ). Mestrado em Educação (UERJ) com pesquisa sobre formação docente e Educação Especial. Doutorado em Educação (UERJ), com pesquisa voltada para práticas docentes, nos anos finais do Ensino Fundamental, em processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência. Áreas de interesse: formação docente; processos de escolarização de pessoas com deficiência intelectual; práticas pedagógicas; acessibilidade curricular; ensino colaborativo.


Annie Gomes Redig – Pesquisadora Associada
Professora titular do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação e no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância. Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Procientista UERJ. Foi professora de Atendimento Educacional Especializado Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Amanda Carlou – Pesquisadora Associada
Doutora em Educação pelo PROPEd/UERJ. Especialista em: Atendimento Educacional Especializado (UFC); Transtorno do Espectro Autista (UAB); Gestão e Planejamento da Educação (UERJ). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), atuando como Coordenadora Geral dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CGNAPNE).


Cristina Mascaro – Pesquisadora Associada
Professora Adjunta do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância. Procientista/UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado / FAPERJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Letramento na Educação Especial: aspectos cognitivos e psicossociais/CNPQ). Atuou como professora de Educação Especial e Coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC.
Flavia Dutra – Pesquisadora Associada
Professora Titular do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e no curso de Pedagogia presencial e a distância. Membro Pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira, Professora Colaboradora do Mestrado Profissional do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis (UFRJ), colaboradora do Projeto UERJ sem Muros.


Joab Grana Reis – Pesquisadora Associada
Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2006); Pós -Graduação em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pelo Centro Universitário Luterano- Ulbra (2003); Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas – UEA; Coordenadora Geral do Comitê Gestor das Políticas Institucional de Inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas na UEA (CGI/PNE); Coordenadora do Núcleo de Inclusão na Escola Normal Superior (ENS). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade (UEA); Pesquisadora do Laboratório de Políticas, Pesquisa e Práticas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação (LAPEAHS/UFPR); pesquisadora do grupo de pesquisa” Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais – UERJ /ProPed (2015 a 2019). Atuou como professora em Classe Especial (SEMED/AM) e Escola Especial (SEDUC/AM).
Márcia Denise Pletsch – Pesquisadora Convidada
Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa Humanidades Digitais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Cientista do Nosso Estado da Faperj e Pesquisadora do CNPq- nível 1D. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ. Vice Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.


Marcello Spolidoro – Pesquisador Associado
Doutor em Educação (ProPEd/UERJ, 2024). Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET, 2018). Especialista em Ensino de Ciências, com ênfase em Biologia e Química pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ, 2010). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU, 2006),
Mariana Lopes - Pesquisadora Associada
Doutora em Educação ProPEd/UERJ. Mestre em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação – UniCarioca. Professora das séries iniciais do Instituto Benjamin Constant – IBC. Tutora à distância da disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar – CEDERJ/UERJ.


Ana Lúcia da Conceição Silva Felício - Pesquisadora Associada
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, na linha de Educação Inclusiva. Pós-Graduada em Educação Especial (Universidade Cândido Mendes). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERJ (convênio CEDERJ). Professora regente do Atendimento Educacional Especializado (Sala de Recursos) na rede municipal de Duque de Caxias e Coordenadora Pedagógica na rede municipal do Rio de Janeiro.
Caroline Menezes Nunes de Oliveira – Pesquisadora Associada
Caroline Menezes Nunes de Oliveira
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UERJ. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERJ e em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (UCL). Atualmente é psicóloga escolar em uma escola particular na cidade do Rio de Janeiro, atuando também diretamente com a Educação Especial.


Marisa Mendes Machado de Souza - Doutoranda
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social pela Universidade Federal Fluminense e em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora desde 2001, com experiência em Atendimento Educacional Especializado e como Orientadora da Educação de Jovens e Adultos na Cidade do Rio de Janeiro e docente de turmas de Classe Especial e Educação de Jovens e Adultos no Município de Duque de Caxias.
Suzan Christina Ribeiro da Silva - Doutoranda
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/UERJ; Pós-Graduada em Educação Inclusiva pela Associação Pestalozzi de Niterói; Pós- Graduada em Orientação Educacional pela UERJ; Pós-Graduada em Administração Escolar pela Universidade Candido Mendes e Graduada em Pedagogia pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Mota (UNISUAM). Atuou como Docente do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ) – NEEI. Atuou como Pedagoga do CAO Educação do Ministério Público do Rio de Janeiro – MPRJ; atuou com Gestão em Instituições de Educação da rede particular e como professora do Curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva na Faculdade Maria Thereza em Niterói. Professora Substituta da Faculdade de Educação da UERJ, Departamento da Educação Especial e Inclusiva.


Thayane Azevedo Pereira de Souza - Doutoranda
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (2020), em Transtorno do Espectro do Autismo (2020) e em Educação Especial e Inovação Tecnológica (2023); Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2022) – Bolsista CAPES; Atualmente é doutoranda em Educação do ProPEd-UERJ sob a orientação da Prof Dr Rosana Glat; Leciona na Educação Básica como professora de Educação Especial da rede municipal de Araruama (2022-atual), a qual assumiu a coordenação de Autismo na Divisão de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Educação (2022), assim como atuou como professora formadora dos profissionais de apoio pedagógico do referido setor (2023); Também atuou como professora de Educação Especial na rede municipal de Saquarema (2023/2024) e atualmente é professora efetiva do Atendimento Educacional Especializado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, lotada no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp UERJ (2024).
Renata Machado de Souza Santos - Doutoranda
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Pós-graduado em Educação Infantil pela PUC-Rio. Professora de Educação Infantil do Colégio Pedro II, atuando na equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Atuou como professora dos anos iniciais e da Educação Infantil na rede pública do município do Rio de Janeiro.


Victor Barreto Neves de Oliveira – Doutorando
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (UERJ). Mestre em Educação (ProPEd/UERJ). Pós-graduado em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela UFRJ. Atualmente é bolsista de Mestrado com fomento pela CAPES. Professor de Educação Física da rede pública de ensino dos municípios de Maricá e Petrópolis. Atuou como Professor Substituto no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cap-UFRJ).
Maria Carolina Silva Borges - Mestranda
Mestranda em Educação (ProPEd – UERJ) na linha de pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais e integrante do Grupo de Pesquisa em Inclusão Educacional e Social (GPIES). Graduada em História (UNIRIO); especialista em Educação das Relações Étnico raciais no Ensino Básico (Colégio Pedro ll) e em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial (UVA). Atuou como professora substituta no Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE) do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp UERJ).


Taili Cristini Rosa - Mestranda
Mestranda em Educação (ProPEd/UERJ). Formação em Tecnologias e Gestão de Recursos Humanos, além de graduanda em Matemática (UERJ) e Pedagogia (Anhanguera). Atua com formação docente, acessibilidade, desenvolvimento humano e educação inclusiva. Vice-coordenadora do curso de extensão “Planejamento de Acessibilidade na Avaliação na Perspectiva da Educação Inclusiva”. Pesquisadora no LUPAA/ProPEd-UERJ e professora da Educação Popular.
Patricia Cavalcante José Roque – Mestranda
Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na linha de Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Desenvolve a pesquisa Planejamento de Acessibilidade na Avaliação (PAA) para alunos com TEA: formação docente e práticas inclusivas. É pesquisadora vinculada ao Laboratório Universal de Pesquisas em Acessibilidade na Avaliação (LUPAA/ProPEd-UERJ), atua como psicopedagoga clínica na Alfaneuro e é professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede pública de Duque de Caxias. Possui especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional, com experiência em práticas pedagógicas inclusivas, formação docente e desenvolvimento de estratégias acessíveis de ensino e avaliação.


Grasielle Lima - Bolsista
Graduanda do Instituto de Letras (UERJ). Estagiária do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, com foco em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado (Sala de Recursos Multifuncionais).
Júlia Domingos Matos - Bolsista
Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), desenvolvendo pesquisas na área de Educação Especial e Inclusiva. Integra o Laboratório Universal de Pesquisas em Acessibilidade na Avaliação (LUPAA/ProPEd-UERJ), onde atua em investigações voltadas à promoção da acessibilidade e equidade nos processos avaliativos educacionais.


Rebeca da Silva Silva - Bolsista
Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UERJ) e pesquisadora no Laboratório Universal de Pesquisas em Acessibilidade na Avaliação – LUPAA/ProPEd-UERJ.

