Nossa Equipe
Rosana Glat | Coordenadora do Grupo
Professora Titular do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância. Pesquisadora 1D do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Procientista UERJ. Assessora da Diretoria Científica da FAPERJ para as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística/Letras/ Artes, e membro da Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ. Consultora da Federação Nacional das APAEs. Ex-Diretora da Faculdade de Educação da UERJ e ex-Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE).
Annie Gomes Redig – Vice Coordenadora do Grupo
Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) , Vice Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd). Atua no Programa de Pós-graduação em Educaçao e no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância. Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Procientista UERJ. Foi professora de Atendimento Educacional Especializado Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Cristina Mascaro – Pesquisadora Associada
Professora Adjunta do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância. Pesquisadora da FAPERJ. Membro do Conselho Institucional Pedagógico da APAE-Rio. Consultora pedagógica do Instituto JNG (inclusão social para jovens com deficiência intelectual). Foi professora de Educação Especial e Coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC.
Flavia Dutra – Pesquisadora Associada
Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e no curso de Pedagogia presencial e a distância. Membro Pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira, Professora Colaboradora do Mestrado Profissional do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis (UFRJ), colaboradora do Projeto UERJ sem Muros.
Joab Grana Reis – Pesquisadora Associada
Professora Adjunta da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Grupo de Trabalho para articulação da Política Institucional de Inclusão dos Discentes com Necessidades Educacionais Especiais da UEA. Membro da Comissão de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da Escola Normal Superior -UEA. Membro no Conselho Estadual do Amazonas dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Atuou como professora na Educação Básica na área da Educação Especial na rede estadual e municipal de Manaus.
Marcia Marin – Pesquisadora Associada
Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM). Professora Titular aposentada do Colégio Pedro II, com atuação no NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas).
Monica Dias de Araújo - Pesquisadora Associada
Doutora em Educação pela UERJ. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas – UEA no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST). Professora das disciplinas de Libras e Educação Especial e Inclusiva dos cursos de licenciatura do CEST-UEA. Membro do Grupo de pesquisa, Educação em Contextos Amazônicos-EDUCA, CEST-UEA.
Suzanli Estef da Silva – Pesquisadora Associada
Doutora e Mestra em Educação pelo PROPEd/UERJ. Especialista em Educação Inclusiva e Especial pela Universidade Barão de Mauá. Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mediadora a distância no Consórcio CEDERJ. Professora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na Universidade UNISUAM.
Adriana Sathler – Pesquisadora Associada
Professora Associada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), atuando como docente no Ensino Superior e Técnico; vice coordenadora do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e de projetos de ensino-pesquisa-extensão, com ênfase em promoção da saúde, inclusão social e desporto/paradesporto. Membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) para assessoramento, acompanhamento e consolidação da Política de Educação Inclusiva no campus Realengo do IFRJ. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Vigilância em Saúde Ambiental (LABEAD/IESC/UFRJ).
Márcia Denise Pletsch – Pesquisadora Convidada
Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa Humanidades Digitais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Cientista do Nosso Estado da Faperj e Pesquisadora do CNPq- nível 1D. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ. Vice Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.
Deborah Sousa – Doutoranda
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal do Piauí – UFPI; Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba. Atua como professora de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recurso Multifuncional na Rede Municipal de Rio das Ostras/RJ. Possui experiência como Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atendimento Educacional Especializado – AEE, gestora de Instituições de Ensino Superior e Cursos de Extensão na modalidade Presencial e EaD.
Marcello Spolidoro – Doutorando
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Professor de Biologia no Ensino Médio do Colégio Pedro II da Rede Federal de Ensino. Foi professor de Ciências e Biologia de diversas escolas particulares e da rede pública estadual do Rio de Janeiro.
Mariana Lopes - Doutoranda
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Professora das séries iniciais do Instituto Benjamin Constant pertencente a Rede Federal de Ensino. Foi professora das séries iniciais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 2007-2010.
Marisa Mendes Machado de Souza - Doutoranda
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social pela Universidade Federal Fluminense e em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora desde 2001, com experiência em Atendimento Educacional Especializado e como Orientadora da Educação de Jovens e Adultos na Cidade do Rio de Janeiro e docente de turmas de Classe Especial e Educação de Jovens e Adultos no Município de Duque de Caxias.
Patrícia Monteiro Lima Chagas - Doutoranda
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), atuando na coordenação pedagógica do Centro de Apoio Especializado em Educação Profissional Favo de Mel. Professora na Pós-Graduação nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neurociência Pedagógica e Educação Especial e Inclusiva no Centro Universitário Augusto Motta (UNISSUAM) e na Faculdade São Judas Tadeu.
Suzan Christina Ribeiro da Silva - Doutoranda
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação pela UERJ; Pós-Graduada em Educação Inclusiva pela Associação Pestalozzi de Niterói; Pós- Graduada em Orientação Educacional pela UERJ; Pós-Graduada em Administração Escolar pela Universidade Candido Mendes e Graduada em Pedagogia pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Mota (UNISUAM). Professora da Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ). Atuou com Gestão em Instituições de Educação da rede particular e como Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva na Faculdade Maria Thereza em Niterói.
Roberta Pereira Vieira de Souza - Pesquisadora
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2022. Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica: Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), 2012. Graduada em Licenciatura Plena e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), 2006. Professora da Educação Básica, Ensino Fundamental (anos iniciais), nas Redes Municipais de Mesquita e Duque de Caxias. Atuou como docente da Classe Especial com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Rede Municipal de Duque de Caxias (2019-2021). Atuou como professora dos anos iniciais na Rede Municipal de Magé (2002-2015), e na Rede Municipal de Nova Iguaçu (2015-2016). Atuou com Professora no Curso de Extensão Relações de Ensino no Contexto da Educação Inclusiva (UERJ), 2020-2020. Integra também o Grupo de Pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças (GEDH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC), ambos da UERJ.
Ana Lúcia da Conceição Silva Felicio - Mestranda
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Pós-Graduada em Educação Especial (Universidade Cândido Mendes). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERJ (convênio CEDERJ). Professora regente da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias, atuando em Sala de Recursos.
Caroline Menezes Nunes de Oliveira – Mestranda
Caroline Menezes Nunes de Oliveira
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação da UERJ e em Psicologia no Centro Universitário Celso Lisboa (UCL). Atualmente é bolsista de Mestrado com fomento pela CAPES. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, bolsista de Iniciação à Docência e de Extensão do Programa Rompendo Barreiras (PRB) da Faculdade de Educação da UERJ, e monitora na disciplina de Libras I no Instituto de Letras da UERJ.
Mariana dos Santos Padrão
Mestre em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd-UERJ.). Bolsista Proatec -UERJ.
Neuzilene Ferreira Nascimento Burock
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Educação Especial (Universidade Cândido Mendes) e especialista em Educação Básica pelo Programa de Residência Docente (PRD) do Colégio Pedro II. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERJ (CEDERJ). Professora regente da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias, atuando em Sala de Recursos Multifuncionais.
Vanêssa Lima do Nascimento
Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd-UERJ). Articuladora Pedagógica do setor de Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Queimados, RJ; Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu, RJ. Foi Professora de sala de recursos e Articuladora Pedagógica do setor de Educação Especial e Inclusiva no Município de Queimados, RJ.
Victor Barreto Gonçalves de Oliveira – Mestrando
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Pós-graduado em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela UFRJ. Atualmente é bolsista de Mestrado com fomento pela CAPES. Professor de Educação Física da rede pública dos municípios de Maricá e Petrópolis. Atuou como Professor Substituto no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cap-UFRJ).
Maria Vitória Soares Ferreira – Bolsista de Iniciação Científica
Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação da UERJ, Bolsista de Iniciação Científica, CNPq.
Renan Borges Cavalcanti Moreira - Bolsista de Iniciação Científica
Graduando do curso de licenciatura em Matemática da UERJ. Bolsista de Iniciação Científica na área de Educação Inclusiva. Foi bolsista na monitoria de Cálculo I do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ.