O processo de transição da escola para a vida independente de pessoas com deficiência intelectual (2017…)
O processo de transição da escola para a vida independente de pessoas com deficiência intelectual (2017…)
Coordenação: Profª Drª Annie Gomes Redig
Financiamento: FAPERJ (Auxílio Instalação), UERJ (Prociência, Proatec).
A presente pesquisa se insere no contexto de estudos voltados para disseminação de políticas e práticas de inclusão. A inclusão escolar de pessoas com deficiência é um movimento mundial e nas últimas décadas o cenário educacional brasileiro vem se transformando para atender a diversidade. Dentro das questões eminentes que envolvem a construção de uma escola inclusiva, destacamos a formação para o momento pós-escola para estudantes com deficiência intelectual. Muito se discute a inclusão escolar de pessoas com deficiência, mas pouca atenção tem sido dada à construção de ações para que esses sujeitos tenham sucesso ao sair da escola, como desenvolvimento de itinerários formativos visando sua futura autonomia. Para tal cabe à escola elaborar práticas que permitam ao aluno o desenvolvimento de habilidades para a vida independente e, nesse contexto, contemplar não somente o aprendizado de conteúdos acadêmicos, mas a autonomia em atividades da vida diária, inserção no mercado de trabalho, ingresso no ensino superior e cursos profissionalizantes e demais áreas.
Nessa direção a pesquisa tem como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de um Plano Individualizado de Transição (PIT) para a vida independente de jovens e adultos com deficiência intelectual matriculados em turmas comuns do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, classes ou escolas especiais. Será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação. A intervenção consiste na elaboração de um Plano de Ensino Individualizado (PEI) que contemple o PIT para a vida independente, de forma a permitir ao sujeito opções de aprendizado para além de conteúdos acadêmicos, possibilitando a sua inclusão escolar, social e laboral.