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Trajetórias e vivências de estudantes com transtorno do espectro autista no cotidiano escolar (2023…)

Trajetórias e vivências de estudantes com transtorno do espectro autista no cotidiano escolar

Coordenador: Profª Drª Rosana Glat

Ampliando o escopo do estudo anterior, que analisou a experiência de escolarização de alunos com deficiência intelectual através de seus relatos pessoais, o presente projeto propõe investigar os sentidos e as vivências no cotidiano escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), grupo que também apresenta necessidades educacionais específicas que afetam diretamente a aprendizagem e interação social. Tem como objetivo analisar o processo de inclusão escolar e psicossocial desses sujeitos, levando em consideração aspectos como: trajetória de escolarização, desempenho acadêmico, práticas pedagógicas e acesso ao currículo, suporte educacional especializado, relacionamentos interpessoais, expectativas e planos de futuro. Serão alvo da pesquisa estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. A proposta é constituída de dois estudos interligados. O Estudo I consistirá em um levantamento e análise da produção científica com foco na autopercepção de estudantes com autismo sobre seu processo de escolarização, nas bases de dados da CAPES, Scielo (Brasil) e outras bases de dados internacionais. O Estudo II tem por objetivo analisar, por meio da metodologia de História de Vida, depoimentos de estudantes com TEA, sobre seu processo de escolarização e interação social. Os dados produzidos em entrevistas abertas serão organizados e analisados em categorias temáticas, emergentes do próprio discurso dos sujeitos, e cotejados com os resultados de outras pesquisas desvelados no Estudo I. Por dar protagonismo aos sujeitos, a metodologia de História de Vida é especialmente profícua para a Educação Especial e outras áreas que lidam com grupos historicamente excluídos e silenciados. Privilegiando a participação e valorizando a visão de estudantes com TEA sobre suas experiências educacionais e sociais, a presente pesquisa descortinará uma outra perspectiva para a análise da realidade psicossocial e acadêmica destes indivíduos. Complementando estudos anteriores, os resultados alcançados contribuirão para o aprofundamento e ampliação da produção científica no campo da Educação Especial sob a perspectiva inclusiva, e especificadamente no estudo do autismo pelo viés educacional. Por sua vez, os dados obtidos poderão se reverter em indicadores para desenvolvimento e avaliação de políticas públicas, programas de capacitação docente e propostas educacionais inovadoras, mais bem direcionadas à demanda específica destes sujeitos, tornando-se, assim, uma ação de impacto social.

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