skip to Main Content

Educação Inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo (2019…)

Educação Inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo (2019…)

Coordenação: Profª Drª Annie Gomes Redig

O presente projeto tem como objetivo proporcionar vivência universitária para pessoas com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista (TEA) que cursam ou já concluíram o Ensino Médio. A inserção no ensino superior é um desafio para muitos sujeitos com deficiência, principalmente para o público-alvo aqui definido, pois apresenta inúmeros obstáculos serem vencidos, como aprovação nos exames de seleção, permanência na universidade e conclusão do curso, além das barreiras pedagógicas e acadêmicas existentes. Muitos alunos com deficiência intelectual e/ou TEA encontram dificuldades para finalizar o ensino básico, tornando-se necessário a construção de estratégias que auxiliem a sua escolarização e o acesso ao mundo do trabalho e níveis mais avançados de ensino.

O estudo pretende, a partir do oferecimento de cursos de formação na modalidade de extensão, criar novas oportunidades e experiências socioeducacionais para esses sujeitos, além de favorecer a construção de uma cultura inclusiva na UERJ e a quebra de paradigmas e entraves encontrados na sociedade.

Back To Top
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support