Alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do plano educacional individualizado- (2020…)
Alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do plano educacional individualizado- (2020…)
Coordenação: Prof.ª Drª Cristina Angélica Mascaro
Financiamento: FAPERJ (Auxílio ao Recém-Contratado/ ARC)
O projeto insere-se na temática dos estudos sobre o processo de alfabetização de estudantes com deficiência intelectual. Tem como objetivo desenvolver um programa de formação docente para atuação com planos educacionais individualizados para este alunado. A intenção é colaborar com a perspectiva da inclusão escolar por meio do desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas que favoreçam esse processo a este público. A pesquisa será desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, nos pressupostos da pesquisa-ação em todas as fases propostas no estudo. A opção por essa linha de investigação justifica-se pela intenção de propor uma formação para além da descrição de atividades de alfabetização, permitindo que este docente seja capaz de contextualizar uma prática individualizada conforme as especificidades desse alunado.
O estudo se divide em duas etapas: uma base teórica com leituras, análise e discussão de literatura específica; e uma etapa de formação prática, para planejamento e aplicação de Planos Educacionais Individualizado (PEI), com ênfase na alfabetização com jovens e adultos com deficiência intelectual. O objetivo final é a validação de um protocolo para aplicação do PEI para alfabetização e letramento do alunado com deficiência intelectual, registrado em vídeo instrucional. Espera-se contribuir com a formação dos docentes, tanto dos participantes da pesquisa, quanto dos demais que tiverem acesso ao produto do estudo. Também é esperado que possíveis entraves no processo de alfabetização dos estudantes com deficiência intelectual possam ser desvelados por meio da aplicação dos planos educacionais individualizados. O estudo tem desdobramentos como curso de extensão para graduandos em Pedagogia na modalidade de treinamento e para graduados de áreas afins na modalidade aperfeiçoamento.