Educação Inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo (2019…)
Educação Inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo (2019…)
Coordenação: Profª Drª Annie Gomes Redig
O presente projeto tem como objetivo proporcionar vivência universitária para pessoas com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista (TEA) que cursam ou já concluíram o Ensino Médio. A inserção no ensino superior é um desafio para muitos sujeitos com deficiência, principalmente para o público-alvo aqui definido, pois apresenta inúmeros obstáculos serem vencidos, como aprovação nos exames de seleção, permanência na universidade e conclusão do curso, além das barreiras pedagógicas e acadêmicas existentes. Muitos alunos com deficiência intelectual e/ou TEA encontram dificuldades para finalizar o ensino básico, tornando-se necessário a construção de estratégias que auxiliem a sua escolarização e o acesso ao mundo do trabalho e níveis mais avançados de ensino.
O estudo pretende, a partir do oferecimento de cursos de formação na modalidade de extensão, criar novas oportunidades e experiências socioeducacionais para esses sujeitos, além de favorecer a construção de uma cultura inclusiva na UERJ e a quebra de paradigmas e entraves encontrados na sociedade.